quarta-feira, 10 de novembro de 2010

CIBERCULTURA E EDUCAÇÃO: A NOVA RELAÇÃO DO SABER

Se observarmos a nossa volta, poderemos compreender que a Cibercultura está presente constantemente em nossas vidas, e, em tudo que está a nossa volta. Proporciona a propagação do conhecimento, da informação, da cultura etc. Ou seja, todos os setores da sociedade vêm sofrendo modificações com a acessibilidade às informações. E, a educação, por participar da disseminação do conhecimento, não poderia ficar de fora. Os novos espaços do conhecimento estão acessíveis a todos, a qualquer momento, em qualquer lugar.
Essa cultura contemporânea marcada pelas tecnologias digitais disponível para múltiplos usos é o que Pierre Lévy chama de Cibercultura. Na educação, ela também está presente, seja no uso de hipertextos, que contribui de diversas formas para a aprendizagem, seja na utilização de Educação à distância, e muitas outras formas de uso. Como o próprio Pierre Lévy apresenta no Capítulo X de seu livro “Cibercultura”, mesmo utilizando as formas de comunicações interativas e sociais, o essencial é observado em um novo estilo de pedagogia, pois esta favorece, tanto a aprendizagem personalizada, quanto a aprendizagem coletiva em rede. ( LÉVY, Pierre. Cibercultura, Capítulo X. Editora 34. Tradução Carlos Irineu da Costa. 1999 Pg 158)
Enfim, a relação traçada com o saber na contemporaneidade permeia todo esse processo de democratização da comunicação e do aprendizado, e com isso, sabendo-se utilizar de forma coerente as tecnologias, muitos benefícios continuarão sendo conquistados para a educação.


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